
Social
META ATÉ
2025

AĂ§Ă£o Ă¡gil e estruturada
no enfrentamento a pandemia
SaĂºde
Ă© o que interessa!
Liderança e Desenvolvimento
Rede de apoio
Clima Organizacional
AtraĂ§Ă£o de
talentos
Empoderamento
A diversidade Ă© o
motor da inovaĂ§Ă£o
ReduĂ§Ă£o das
desigualdades
BenefĂcios para
mulheres
Raça, etnia,
religiĂ£o e LGBTQIA+
Marketplace
de BenefĂcios
Treinamento
e EducaĂ§Ă£o
AĂ§Ă£o Ă¡gil
e estruturada
no enfrentamento
Ă pandemia
Quando as notĂcias sobre a presença do novo coronavĂrus começaram a circular, a epharma traçou estratĂ©gias e implementou ações para proteger seus colaboradores e familiares. O tema foi tratado sempre com transparĂªncia, reforçando que todas as medidas adotadas acompanhavam as diretrizes de autoridades de SaĂºde.
Manter as saĂºdes fĂsica e mental dos colaboradores foi o principal foco da epharma, devido aos impactos da pandemia. AlĂ©m de ser crucial que a empresa mantivesse seguras suas atividades, a atenĂ§Ă£o com a segurança de colaboradores e seus familiares conectou-se diretamente com o propĂ³sito da empresa: oxigenar conexões para impulsionar a saĂºde.
Deste modo, o uso de ferramentas digitais para os contatos interpessoais manteve as equipes conectadas e produtivas. AlĂ©m disso, a disponibilidade dos nossos times para clientes e demais parceiros comerciais tambĂ©m foi fundamental para manter nossos negĂ³cios ativos.
Algumas das ações adotadas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19:
- CriaĂ§Ă£o de comitĂª para monitoramento do novo coronavirus
- AdoĂ§Ă£o de rede social interna, para trabalhar a comunicaĂ§Ă£o de forma mais clara e objetiva
- Telemedicina para apoio psicolĂ³gico Ă distĂ¢ncia
- Medidas sanitĂ¡rias e de distanciamento especiais para o escritĂ³rio
- Home office com estruturas tecnolĂ³gicas e ergonĂ´mica para todos os colaboradores
- SubsĂdio para teste de Covid-19
- RenovaĂ§Ă£o de todos os laudos de medicina de trabaho, como PPRA e PCMO
- SubsĂdio para transporte, em casos isolados que exigiram a ida atĂ© o escritĂ³rio
- AdoĂ§Ă£o de telemedicina para exames admissionais, demissionais e periĂ³dicos
- AntecipaĂ§Ă£o da vacina contra a gripe para colaboradores com sistema dive-thru e imunizaĂ§Ă£o tambĂ©m para seus familiares
- Entrega e retirada de equipamentos na residĂªncia do colaborador na admissĂ£o e desligamento
- Entrega de mĂ¡scaras descartĂ¡veis na recepĂ§Ă£o do escritĂ³rio.
- ManutenĂ§Ă£o do emprego sem reduĂ§Ă£o de jornada de trabalho ou outras medidas de afastamento do colaborador, impostas pelo Governo Federal no perĂodo de pandemia.
NĂ£o Ă© a toa que a epharma foi elogiada pelo MinistĂ©rio do Trabalho por atuar na manutenĂ§Ă£o da saĂºde de seus colaboradores.
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SaĂºde
Ă© o que interessa

Quando o trabalho remoto era novidade e exigia adaptaĂ§Ă£o para a nova rotina, a epharma promoveu lives sobre saĂºde mental e alimentaĂ§Ă£o saudĂ¡vel, a fim de evitar distĂºrbios emocionais e alimentares. JĂ¡ em 2021, foi implementado o acompanhamento psicolĂ³gico para funcionĂ¡rios e, tambĂ©m, aos seus familiares, por meio do programa ConexĂ£o SaudĂ¡vel. A adesĂ£o ao programa foi um sucesso, e em 5 meses foram realizados 379 atendimentos.
E para manter o corpo ativo, a epharma transformou o FilĂpides, adaptando o programa para uma plataforma online para ginĂ¡stica laboral e acompanhamento de atividades fĂsicas com personal trainer.
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Liderança e
Desenvolvimento
de Carreira

Os temas relacionados Ă formaĂ§Ă£o de lideranças e desenvolvimento de carreira na epharma evoluem continuamente, baseados na responsabilidade de cada funcionĂ¡rio com sua trajetĂ³ria de crescimento (conceito Own Your Career – Seja dono da sua carreira).
Apoiados por seus gestores e pela estrutura de RH, os funcionĂ¡rios contam com ferramentas para planejar, executar e avaliar seus processos de desenvolvimento.
Reforçando o propĂ³sito, a epharma se compromete com a qualificaĂ§Ă£o de seus colaboradores, todos os colaboradores sĂ£o treinados anualmente para competĂªncias do amanhĂ£, ou seja, relacionadas ao Futuro do Trabalho.
E da porta pra fora a atenĂ§Ă£o nĂ£o Ă© diferente. Cerca de mil jovens serĂ£o treinados em 5 anos.
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rede de
Apoio

A comunicaĂ§Ă£o Ă© uma ferramenta importante para ter um excelente ambiente de trabalho. Por isso, em tempos de pandemia, as ações de comunicaĂ§Ă£o foram redobradas na epharma, a fim de evitar pĂ¢nico e crise de ansiedade entre os colaboradores, alĂ©m de garantir a confiança dos colaboradores, manter as equipes motivadas e esclarecidas.
Agora, alĂ©m da comunicaĂ§Ă£o feita por e-mail, foi adotada a rede social interna, o Conecta epharmer, na qual todos os colaboradores podem interagir entre si, publicar dĂºvidas, sugestões e receber os informativos da empresa de forma mais espontĂ¢nea e eficaz. Para se ter ideia, foi lançada a campanha Momento epharma, para abordar assuntos gerais de interesse dos funcionĂ¡rios, tais como inteligĂªncia financeira.
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Clima
Organizacional

Periodicamente, a epharma realiza sua pesquisa interna de engajamento, a Employee Net Promoter Score, tambĂ©m conhecida como eNPS. Os colaboradores sĂ£o estimulados a participar de forma voluntĂ¡ria e toda a aĂ§Ă£o ocorre em ambiente virtual, sem identificaĂ§Ă£o dos participantes.
Nos resultados divulgados em janeiro de 2020, destacam-se o alto Ăndice de participaĂ§Ă£o 69% e a pontuaĂ§Ă£o que subiu exponencialmente: de 34 para 80 pontos, comprovando que todos os esforços durante a pandemia tambĂ©m foram reconhecidos nessa pesquisa como um diferencial pela sua força de trabalho. Os resultados sĂ£o compartilhados pelos gestores de cada Ă¡rea, envolvendo as equipes em planos de aĂ§Ă£o para abordar as oportunidades de melhoria.
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AtraĂ§Ă£o de
Talentos

A opĂ§Ă£o por essa modalidade de interaĂ§Ă£o resultou em maior engajamento de candidatos a cada processo, principalmente pela maior facilidade de comparecimento, sem a necessidade de deslocamento. A incorporaĂ§Ă£o da tecnologia e a prĂ¡tica de home office estenderam-se para os processos de integraĂ§Ă£o de novos colaboradores, inclusive com ferramentas digitais que agilizam o recebimento de documentaĂ§Ă£o, eliminando a necessidade de deslocamento atĂ© a localidade da empresa.
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Empoderamento

Em nossa empresa, a equipe caminhar na mesma direĂ§Ă£o faz toda a diferença para o crescimento, por isso, as metas sĂ£o traçadas em conjunto pelos integrantes da equipe, tudo documentado em uma plataforma online, colaborativa e transparente.
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A diversidade Ă© o
motor da inovaĂ§Ă£o

Na epharma, 72% da equipe Ă© composta por mulheres, e 52% cargos de gerĂªncia e coordenaĂ§Ă£o sĂ£o ocupados por elas! NĂ£o Ă toa, nossa empresa recebeu o PrĂªmio de Empresa Amiga da Mulher, concedido pela Prefeitura de Barueri.
Entendemos a diversidade como fator de duplo benefĂcio, como medida de responsabilidade social, que promove a inclusĂ£o, ao mesmo tempo em que fortalece nossa capacidade de inovaĂ§Ă£o, cooperando para o maior sucesso da empresa.
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ReduĂ§Ă£o das
desigualdades

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BenefĂcios
para mulheres

Agora, a mais nova aĂ§Ă£o exclusiva para as colaboradoras Ă© o Programa de Coaching Maternidade – aĂ§Ă£o de reflexĂ£o e orientaĂ§Ă£o sobre os desafios da maternidade, famĂlia e carreira. Esse acolhimento Ă© feito na saĂda para a licença-maternidade e no retorno ao trabalho, por meio de rodas de conversas conduzidas por uma alĂ©m de atendimento individualizado.
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Raça, etnia, religiĂ£o e LGBTQIA+

No mesmo ano, lançou o grupo de champions, com o objetivo de discutir temĂ¡ticas atuais relacionadas a gĂªnero, raça, sexualidade e inclusĂ£o, nos contextos profissionais e pessoais. Sem dĂºvida, esta Ă© uma grande oportunidade de aprendizado e compartilhamento de ideias a respeito destes temas tĂ£o urgentes!
Esse grupo composto por epharmers Afro, epharmers Mulheres e epharmers Pride, deverĂ¡ se reunir uma vez por mĂªs, a partir de 2022, para debater temas urgentes relacionados Ă inclusĂ£o e, juntos, inovar e encontrar soluções que beneficiem a todos.
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Marketplace
de BenefĂcios

Na prĂ¡tica, funciona assim: cada colaborador possui um saldo de pontos, que pode ser usado de forma democrĂ¡tica, de acordo com suas preferĂªncias e necessidades, tais como convĂªnio mĂ©dico e odontolĂ³gico, descontos em cursos de qualificaĂ§Ă£o profissional entre outros. A novidade tem foco na jornada de bem-estar e na adaptaĂ§Ă£o Ă s novas necessidades dos colaboradores, que agora tĂªm seus benefĂcios recalibrados, opções personalizadas e flexĂveis.
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Treinamento
e EducaĂ§Ă£o

Em linha com esse contexto, a epharma oferece uma ampla gama de programas de capacitaĂ§Ă£o, para todas as funções e nĂveis hierĂ¡rquicos da organizaĂ§Ă£o: sĂ£o mais de 90 recursos de aprendizagem(e-learning, vĂdeos, livros), voltados para as soft skills (autoconhecimento, trabalho em equipe, colaboraĂ§Ă£o, diversidade etc.) e hard skills (conteĂºdos tĂ©cnicos e especĂficos).
Essa tendĂªncia de virtualizaĂ§Ă£o dos processos de treinamento e educaĂ§Ă£o na epharma jĂ¡ era uma realidade antes da pandemia e foi intensificada com as novas dinĂ¢micas de trabalho remoto e descentralizado, a fim de preparar seus colaboradores para o trabalho do futuro. Deste modo, em 2021, nossa empresa lançou uma nova plataforma com metodologia aprimorada, que puxam o mĂ¡ximo de aprendizado da pessoa, ferramentas de interatividade, quiz e aulas dinĂ¢micas, gravadas com os melhores profissionais.
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