ESG
Governança
Transparência e responsabilidade na liderança.
Como governamos
Os diretores da epharma são escolhidos pelo Conselho e responsáveis pela administração dos negócios e pela implementação das políticas e diretrizes gerais da companhia.
Trabalhamos de forma integrada para nosso maior propósito: oxigenar conexões para impulsionar a saúde.
Metas até
2025
ESG
atrelar remuneração de executivos ao desempenho ESG até 2025
40%
de mulheres na direção da epharma
Conselho de Administração Independente
O Conselho de Administração é responsável pela estratégia e formulação, em longo prazo, da política de negócios da companhia.
Entre suas atribuições estatutárias, destacam-se a designação do corpo diretivo e o monitoramento de sua gestão.
O Conselho é formado por cinco membros representantes dos acionistas e mais 2 membros observadores.
Ética e Compliance
A existência de uma série de códigos e políticas reforçam o compromisso da epharma com a ética e transparência.
A seguir conheça algumas de nossas diretrizes:
Segurança Cibernética
A ocorrência de ataques cibernéticos tem aumentado de forma exponencial, no Brasil e no mundo, e por isso a epharma conta com políticas e equipes especializadas…
Lei Geral de Proteção de Dados
O tratamento de dados pessoais de forma cuidadosa e responsável, respeitando a privacidade de todos, já era uma prática na epharma e a evolução de ferramentas…
Confiança através da transparência
Publicamos nossos resultados anualmente a fim de deixar claro a solidez e sustentabilidade dos nossos resultados financeiros…
Gestão de Crise e Riscos
A epharma possui um comitê treinado e preparado para agir em situações que coloquem em risco a vida ou a continuidade dos negócios, e buscar as melhores soluções.
Engajamento Colaborativo
A epharma acredita que a relação aberta e transparente com nossos investidores, incluindo riscos e oportunidades ESG, está inserida na responsabilidade corporativa…
Comunicação com investidores
Buscamos uma abordagem colaborativa com nossos investidores para solicitar e compreender suas perspectivas sobre uma variedade de temas de governanca…
Clientes e seus beneficiários
Mantemos Net Promoter Score – NPS regular para tomar o pulso dos nossos clientes em relação às nossas operações assim como dos pacientes…
Direitos Humanos
Direito à vida, à liberdade, à segurança. Direito à proteção da lei, à livre circulação, a uma nacionalidade…
Nossos
Diretores
Eduardo Mangione
CEO da epharma, formou-se em Economia e MBA em Gestão de Negócios pela ESPM, acumula 22 anos de experiência profissional.
Depois de passagens por outros segmentos, incluindo o mercado financeiro, atuou por 13 anos na Procter & Gamble (P&G) como diretor de marketing e comércio eletrônico.
Na sequência, tornou-se CEO da Netfarma e diretor da Drogaria Onofre, adquirida pela RD no segundo semestre de 2019.
Bruna De Vivo
Diretora Associada de Marketing e Produto da epharma, com experiência no mercado de PBM desde 1999.
Membro da Comissão de Saúde do Conselho de Farmácia de São Paulo entre 2009 e 2010, formou-se na Faculdade de Farmácia da Unisantos e cursou MBA na Fundação Dom Cabral, além de especialização em saúde pela PUC-SP.
Marcos Inocencio
VP Desenvolvimento Corporativo na epharma. Atuou como consultor na Andersen com passagens pelo Carrefour, Chase, Monsanto e General Motors. AMP pelo INSEAD, graduado e mestrado em Administração de Empresas pela PUC-SP e formado em ciências contábeis pela UNIP-SP.
Cursou MBA no IBMEC-SP e especializações em Business Analytics pela NYU Stern School of Business, em Digital Transformation e Strategies for Talent Analytics pelo MIT Sloan School of Management, Driving Organic Growth Through Innovation e General Management pela Kellog School of Management e em Business Innovations in Global Health Care pela Harvard Business School.
Christiano Fonseca Moreira
Diretor Associado de Negócios e Relacionamento Redes, formou-se em Bacharelado em Farmácia, especialista em Farmacologia Clínica, também cursou MBA em Gestão Estratégica de Negócios.
15 anos de experiência no Varejo Farmacêutico, com atuação direta no mercado B2B no segmento de auto-gestão e operadoras/planos de saúde, desenvolvendo a prospecção de novos mercados, potenciais clientes e pipeline de oportunidades. Hoje tem como desafio elevar a régua de relacionamento com os grandes varejistas da rede credenciada, alinhado a mentalidade de Customer Success.
Wilson de Oliveira Junior
VP Desenvolvimento Negócios, formou-se em administração de empresas na Uirapuru / COC Sorocaba e cursou MBA na FGV em gestão empresarial com ênfase em finanças.
Acumula passagens por companhias como Nikho do Brasil, Farmoquimica, Boehringer Ingelheim e Pfizer – nesta última, permaneceu por 22 anos e especializou-se em trade marketing e estratégias comerciais.
Roberto Arruda
Nossos
Conselheiros
Luiz Carlos Silveira Monteiro
Roberto Faria
Fundador e CEO da Distrifar, empresa de distribuição farmacêutica, foi sócio – proprietário e diretor executivo da Drogasil até sua venda, em 2009. Antes, atuou como sócio-proprietário da Distribuidora Faria e Intermed durante 18 anos. É formado em Tecnologia de Informação pela PUC-RJ e possui MBA em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Modesto Araujo
Mário Queiros
CEO do Grupo Pague Menos, criado há 37 anos. A companhia constitui o terceiro grupo farmacêutico do Brasil em receita e número de lojas. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), acumula experiências em diversos cargos de gestão e direção nas Farmácias Pague Menos, além de ter atuado em outra empresa do grupo PAX Corretora de Valores e Câmbio Ltda.
Brian Miller
Membros
Observadores
Eduardo Marques
Juan Fuentes
Auditoria
Independente
Temos as nossas demonstrações financeiras revisadas por auditores independentes, desde 2007.
Para evitar o relacionamento prolongado entre o auditor e a entidade auditada, o que pode diminuir a independência e a objetividade na execução dos trabalhos, estabelecemos a revisão dos auditores pelo conselho de administração a cada cinco anos.
Nossos auditores Grant Thornton revisam os números e processos da epharma desde 2018, em substituição a Deloitte.
Engajamento
Colaborativo
Atuamos de maneira colaborativa e valorizamos nosso envolvimento com colegas do segmento, especialistas em direitos humanos, tecnólogos, defensores, acadêmicos, investidores, jornalistas, e outros especialistas. Sempre procuramos nos envolver e manter relacionamentos sólidos com as partes interessadas importantes sobre nossos riscos e oportunidades relacionados aos aspectos de ESG, incluindo os impactos de nossas políticas, produtos e serviços.
Nossos colaboradores
Desenvolvemos um plano de capacitações e treinamentos com o objetivo de alinhar nossos valores e desenvolver as pessoas sobre o conteúdo e os aspectos práticos das orientações e das nossas políticas de integridade. No processo de integração de nossos colaboradores, disponibilizamos na Universidade epharma, nosso principal ambiente de aprendizagem, muitos conteúdos que norteiam nossas métricas de Governança Corporativa. Treinamentos temáticos sobre Governança, Riscos e Compliance, Segurança da Informação e LGPD.
Compartilhamos nossas experiências com nossos colegas por meio de publicações, workshops e webinars porque acreditamos que precisamos agir juntos para o sucesso de nossa missão coletiva de criar um ambiente e uma sociedade mais sustentável e responsável para todos.
Comunicação com
investidores
A epharma acredita que a relação aberta e transparente com nossos investidores, incluindo riscos e oportunidades ESG, está inserida na responsabilidade corporativa, aprimora a tomada de decisões e cria valor sustentável de longo prazo.
Buscamos uma abordagem colaborativa com nossos investidores para solicitar e compreender suas perspectivas sobre uma variedade de temas de governança corporativa, remuneração e ESG que podem afetar nossos negócios ou reputação, e compartilhamos o que aprendemos com essas trocas com nosso Conselho e a alta administração.
Metas ESG e Governança
Com o intuito de incentivar a política de ESG, atrelamos metas e resultados de impactos sociais e ambientais na nossa governança. Estimulamos o engajamento de todos com as causas sociais e ambientais além do reconhecimento pelo bom trabalho. Nossas ações e respostas à pandemia, remuneração de executivos, direitos dos acionistas e questões de governança, que incluem privacidade de dados e cibersegurança.
Assuntos
importantes
Valorizamos nosso envolvimento com colegas do segmento, especialistas em direitos humanos, tecnólogos, defensores, acadêmicos, investidores, jornalistas, e outros especialistas.
Nós regularmente nos envolvemos e mantemos relacionamentos sólidos com as partes interessadas importantes sobre nossos riscos e oportunidades relacionados aos aspectos de ESG, incluindo os impactos de nossas políticas, produtos e serviços.
Compartilhamos nossas experiências com nossos colegas por meio de publicações, workshops e webinars porque acreditamos que precisamos agir juntos para o sucesso de nossa missão coletiva de criar um ambiente e uma sociedade mais sustentável e responsável para todos.
Nossos
colaboradores
Vemos o engajamento dos colaboradores como uma abordagem estratégica para impulsionar o crescimento que está diretamente ligado ao desempenho dos negócios.
Colaboradores engajados são entusiasmados e comprometidos, o que se traduz em um atendimento ao cliente mais forte, inovação significativa e uma cultura inclusiva onde todos sentem um sentimento de pertencimento e orgulho.
Para as análises e percepções do nosso ambiente de trabalho, criamos a pesquisa epharma Pulso, além do eNPS para acompanhar e monitorar nosso progresso em relação ao engajamento. Incentivamos fortemente todos os nossos colaboradores a participarem dessas pesquisas regulares e fornecemos apoio aos nossos líderes para ajudá-los a traduzir os insights recebidos e transformá-los em estratégias efetivas.
Gestão de
Crise e Riscos
A epharma possui um comitê treinado e preparado para agir em situações que coloquem em risco a vida ou a continuidade dos negócios, e buscar as melhores soluções.
O que pode parecer pessimismo para alguns nada mais é do que preocupação e prevenção. Afinal, toda empresa está sujeita a passar por episódios de crise e não há como prever quando eles vão surgir.
Mas o diferencial está na hora de lidar com incidentes e o quanto preparado estamos para enfrentar essas situações atípicas.Em nossa empresa, contamos com um comitê formado por 09 pessoas (líderes, advogados e responsáveis pela comunicação, informação e documentação), que atuam para mitigar riscos.
Confiança através da
transparência
Publicamos nossos resultados anualmente a fim de deixar claro a solidez e sustentabilidade dos nossos resultados financeiros. Também mantemos está plataforma viva ESG para que seja transparente as nossas ações relacionadas ao ambiente, social e de governança além dos nossos compromissos e objetivos relacionados.
Auditoria Independente
Temos as nossas demonstrações financeiras revisadas por auditores independentes, desde 2007. Para evitar o relacionamento prolongado entre o auditor e a entidade auditada, o que pode diminuir a independência e a objetividade na execução dos trabalhos, estabelecemos a revisão dos auditores pelo conselho de administração a cada cinco anos. Nossos auditores Grant Thornton revisam os números e processos da epharma desde 2018, em substituição a Deloitte.
Conformidade Fiscal
Entendemos que tributos corporativos desempenham um papel cada vez mais importante na determinação dos padrões ESG pois são parte integrante do contexto da estratégia corporativa e dos objetivos de sustentabilidade das empresas. Na epharma, incorporamos ESG como uma estratégia central e nossos planos fiscais assumiram a responsabilidade.
Conformidade Fiscal
Entendemos que tributos corporativos desempenham um papel cada vez mais importante na determinação dos padrões ESG pois são parte integrante do contexto da estratégia corporativa e dos objetivos de sustentabilidade das empresas.
Adotamos ESG em uma estratégia geral e nossos planos fiscais assumiram a responsabilidade.
Clientes e seus
beneficiários
Entendemos que a excelência dos nossos serviços unidos ao sucesso dos objetivos dos nossos clientes e ainda ao bem-estar dos pacientes é essencial para uma relação sustentável de longo prazo. Mantemos Net Promoter Score – NPS da epharma monitorado constantemente para tomar o pulso dos nossos clientes em relação às nossas operações assim como dos pacientes.
Para a transparência em nosso relacionamento clientes, fornecedores e parceiros, a epharma disponibilizou o Portal com Você. Neste canal, nossos stakeholders chave terão acesso aos dados e movimentos de todo o seu relacionamento com a epharma proporcionando facilidade e praticidade na atualização de seus projetos e obtenção dos dados estratégicos. É a epharma tornando ainda mais prático e ágil a vida dos nossos clientes e parceiros.
Acesse aqui o Portal com Você: https://comvoce.epharma.com.br/#/
Segurança
cibernética
A ocorrência de ataques cibernéticos tem aumentado de forma exponencial, no Brasil e no mundo, e por isso a epharma conta com políticas e equipes especializadas no tema.
Desde 2018, a nossa empresa conta com a certificação SOC (Social and Organization Controls ou Controles de Serviços e Organizações, em português), renovado mais uma vez em 2022, onde a epharma alcançou o grau de certificação SOC 3, o mais elevado desse reconhecimento de segurança. Essas certificações atestam a proficiência a respeito do gerenciamento de riscos de cibersegurança, de acordo com todos os mecanismos internos de proteção de dados.
Nós seguimos as diretrizes e princípios da ISO 27001, norma padrão e referência internacional para a gestão da Segurança da informação, todos os nossos processos da empresa são baseados nesse padrão de segurança. Periodicamente realizamos testes de segurança cibernética em nossos sistemas, com o apoio de consultorias independentes, atestando a efetividade de segurança epharma.
Jurídico
Muito além de um departamento de suporte, o Jurídico da epharma é um aliado na construção de negócios sustentáveis. Além dos temas legais relacionados a negócios, o departamento também responde pelas áreas de Sustentabilidade e Assuntos Governamentais. A nova etapa da trajetória da empresa, agora muito mais focada nos temas associados à transformação digital, também impacta a área com o mundo virtual cria desafios para todos.
Os setores da empresa, incluindo o Jurídico, que precisa se manter alerta para a velocidade com que esse mercado se movimenta. Além dos desafios gerados pela nova estrutura da empresa, a área também foi impactada pela pandemia em 2020, mesmo com a equipe descentrallizada, atuando emsistema de home office, o Jurídico obteve sucesso na implementação de Iniciativas que buscam aumentar a produtividade do setor.
Lei Geral de
Proteção de Dados
O tratamento de dados pessoais de forma cuidadosa e responsável, respeitando a privacidade de todos, já era uma prática na epharma e a evolução da transformação digital intensificou o contato com esse tipo de informação.
A implementação da nova Lei Geral de Proteção de Dados gerou diversas atividades para a área de Governança e Compliance da nossa empresa, como treinamentos específicos para as equipes sobre a lei brasileira, pelos quais quase 400 colaboradores foram instruídos, além de mudanças de procedimentos e sistemas, implementação de novas políticas e criação de novos documentos de apoio e corporativos.
Uma extensa campanha foi realizada muitos conteúdos exclusivos sobre o tema, disponibilizados online para todos os colaboradores. Além disso, temos um Canal de Privacidade disponível em nosso site, onde os clientes e usuários podem gerenciar quais são as informações pessoais que podem ser acessadas e como elas poderão ser usadas.
Ética e Compliance
A ética é fundamental para o nosso negócio. Ela nos guia e está presente em todos os momentos: da maneira de como lidamos com nossos clientes e parceiros até o tratamento de dados. Sabemos da nossa responsabilidade. Por isso, todas as nossas políticas internas passam por revisão periódicas para estarmos sempre em conformidade com as normas legais vigente no Brasil. E esse trabalho vai além das normas anticorrupção como muitos pensam: estamos sempre de olho nas normas regulatórias, proteção de dados, conflito de interesse, e tantas outras que possa trazer impacto negativo à epharma. Nosso objetivo é evitar, detectar e remediar a ocorrência de qualquer tipo de irregularidades, fraudes, corrupção e qualquer tipo de violação aos princípios e valores da epharma. Adotar posturas éticas está entre as principais preocupações para nós!A existência de uma série de códigos e políticas reforçam o compromisso da epharma com a ética e transparência. A seguir conheça algumas de nossas diretrizes:
Política Anticorrupção
Desde 2013, a epharma possui um documento específico para combater práticas de corrupção e lavagem de dinheiro, além dos instrumentos de compliance já implantados, as medidas incluíram a criação de um Conselho de Colaboradores e um programa de capacitação para todos os públicos envolvidos.
Confira aqui a Política e Procedimentos Anticorrupção e Antilavagem de Dinheiro
Comitê de Ética
Formado por um órgão colegiado de diretores, dois gerentes e um colaborador da equipe operacional o Comitê de Ética tem a função de dar encaminhamento às questões apontadas pelo Canal de Denúncia. As informações registradas no Canal são recebidas por uma empresa independente e especializada em denúncias, sendo assegurado o sigilo absoluto e o adequado tratamento de cada situação pelo Comitê de Ética da epharma. Confira aqui o Canal Confidencial de Denúncias epharma
Código de Conduta para Colaboradores
Direciona os princípios éticos e normas de conduta extensivos a todos os colaboradores, seja atuando exclusivamente em nome da empresa, seja em nome de clientes. Em conjunto com sócios, parceiros, fornecedores, prestadores de serviço ou consultores.
Confira aqui o Código de Conduta para Colaboradores
Código de Conduta para Fornecedores
A epharma entende que sua reputação é resultado de um processo coletivo, que deve envolver toda a cadeia de valor direta ou indiretamente relacionada às suas atividades.
Confira aqui o Código de Conduta para Fornecedores
Política de Contratação de Intermediários
Institui normas que definem o processo de contratação de terceiros intermediários, responsáveis por conduzir negócios em nome da epharma. O objetivo é prevenir riscos decorrentes de violação das leis anticorrupção no Brasil e no exterior, capazes de comprometer o patrimônio e imagem da companhia.
Confira aqui a Política de Contratação de Intermediários
Política Antitruste
Exige dos colaboradores internos e externos o cumprimento da Lei n° 12.259/2011, que rege a atuação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (CADE). O objetivo é evitar atos e práticas inadequadas no relacionamento com empresas concorrentes e profissionais nela atuantes.
Confira aqui a Política Antitruste
Política de oferta, brindes e presentes
Apresenta preceitos e diretrizes que delimitam a oferta e aceitação de brindes, presentes, convites para atividades de entretenimento e hospitalidades, o que inclui participação em eventos. Funciona como um guia para preservar a integridade da empresa e dos colaboradores.
Código de Conduta
para Fornecedores
A epharma entende que sua reputação é resultado de um processo coletivo, que deve envolver toda a cadeia de valor direta ou indiretamente relacionada às suas atividades.
Código de Conduta para
Colaboradores
Direciona os principios éticos e normas de conduta extensivos a todos os colaboradores, seja atuando exclusivamente em nome da empresa, seja em nome de clientes. Em conjunto com sócios, parceiros, fornecedores, prestadores de serviço ou consultores.
Política de
Contratação de Intermediários
Institui normas que definem o processo de contratação de terceiros intermediários, responsáveis por conduzir negócios em nome da epharma.
O objetivo é prevenir riscos decorrentes de violação das leis anticorrupção no Brasil e no exterior, capazes de comprometer o patrimônio e imagem da companhia.
Política
Antitruste
Exige dos colaboradores internos e externos o cumprimento da Lei n° 12.259/2011, que rege a atuação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (CADE). O objetivo é evitar atos e práticas inadequadas no relacionamento com empresas concorrentes e profissionais nela atuantes.
Política
Anticorrupção
Desde 2013, a epharma possui um documento especifico para combater práticas de corrupção e lavagem de dinheiro, além dos instrumentos de compliance já implantados, as medidas incluiram a criação de um Conselho de Colaboradores e um programa de capacitação para todos os públicos envolvidos.
Confira aqui a Politica e Procedimentos Anticorrupção e Antilavagem de Dinheiro
Política de
oferta, brindes e presentes
Apresenta preceitos e diretrizes que delimitam a oferta e aceitação de brindes, presentes, convites para atividades de entretenimento e hospitalidades, o que inclui participação em eventos. Funciona como um guia para preservar a integridade da empresa e dos colaboradores.
Comitê de Ética
Formado por um órgão colegiado de diretores, dois gerentes e um colaborador da equipe operacional o Comitê de Ética tem a função de dar encaminhamento às questões apontadas pelo Canal de Denúncia.
As informações registradas no Canal são recebidas por uma empresa independente e especializada em denúncias, sendo assegurado o sigilo absoluto e o adequado tratamento de cada situação pelo Comitê de Ética da epharma.
Direitos Humanos
Direito à vida, à liberdade, à segurança. Direito à proteção da lei, à livre circulação, a uma nacionalidade.
Adotada e proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A II), em 10 de dezembro 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento com 30 artigos que asseguram esses e outros direitos a todas as pessoas do mundo.
Considerando que os direitos humanos são um elemento central de uma conduta empresarial responsável, a epharma defende o reconhecimento da dignidade em sua cadeia de valor e opera alinhada com os Principios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos das Nações Unidas visando o respeito pelos direitos humanos. os direitos fundamentais dos colaboradores, proteção ambiental e o combate à corrupção.