
Ambiente
A sociedade está consumindo recursos naturais equivalentes a um planeta Terra e meio, ou seja, o padrão de consumo atual é a receita para o caos.
Na visão da epharma, a transição desse modelo de consumo para a Economia Circular, onde os recursos naturais são aproveitados de maneira mais eficiente, é a chave para regenerar e preservar o meio ambiente e garantir vida digna para todas as pessoas e gerações futuras. Fazemos isso por meio da implantação de práticas disruptivas em nossos processos produtivos e demais negócios. Implantamos o sistema de Gestão Ambiental, parte da estrutura de Environmental Protection, Health Management and Safety (EHS), que é um dos pilares da produção sustentável da epharma e alcançamos a certificação ISO14001.
META ATÉ
2025

Descarte inteligente de medicamentos
NET ZERO
Economia Circular
ISO 14.001
Política Ambiental
Economia Circular: Uso Inteligente dos Recursos Materiais
A epharma realiza um trabalho efetivo de conscientização para uso inteligente dos recursos naturais não só dentro da empresa, mas também fora dela. Afinal, o objetivo é promover a sustentabilidade na sociedade como um todo. O consumo de água e energia em nosso escritório é feito de forma responsável. Nas torneiras, foram implementados temporizadores para mitigar o mau uso de água. E nos vasos sanitários, usamos caixa acoplada específica para evitar desperdícios. Além disso, todas as salas do escritório dispõem de disjuntores próprios, para que a iluminação possa ser apagada após o uso dos ambientes.
Somado a esses esforços, cada vez mais orientada para a sustentabilidade de seus processos, a epharma dispõe de caixas para descarte de papéis para reciclagem, além de controle de acesso às impressoras, para evitar o desperdício.
Outra medida lançada com foco no meio ambiente foi a adoção de duas telas, para que os colaboradores possam realizar suas atividades de forma produtiva, sem a necessidade de usar papéis.
A incorporação da tecnologia e a prática de trabalho remoto estenderam-se para os processos de recrutamento, seleção e integração de novos colaboradores, inclusive com ferramentas digitais que agilizam as entrevistas e o recebimento de documentação, eliminando o uso de papel e a necessidade de deslocamento até a localidade da empresa. A epharma se preocupa com a destinação correta dos resíduos gerados no escritório e para isso, monitora as ações de coleta seletiva que são realizadas pela administração do condomínio onde temos instalações.
META ATÉ
2025

ISO 14001
A epharma vive o ESG na prática. Por isso, tendo como princípio a prevenção e o controle dos impactos ambientais significativos, nossa empresa já segue toda as diretrizes exigidas na ISO 14001 – certificação que atesta a gestão eficaz dos seus riscos e a melhoria do desempenho ambiental e da produtividade.
Temos nossa Política de Gestão Ambiental que é o documento que fundamenta o compromisso da epharma com o desenvolvimento sustentável e visa formalizar as diretrizes para a gestão de sustentabilidade em todas as suas atividades, negócios, responsabilidades e relacionamento com as partes interessadas, envolvendo Órgãos regulamentadores, Governo (Federal, Estadual e Municipal), Parceiros (Indústria Farmacêutica, Operadoras de Saúde, Redes de Farmácia e Empresas), Acionistas, comunidade e vizinhança, Consumidores/ Beneficiários, Fornecedores e Público Interno/ Colaboradores.
META ATÉ
2025

NET ZERO
Menos é mais. Esse é o conceito básico de eficiência energética. E partindo desta premissa, o compromisso assumido pela epharma é gerar em energia renovável a mesma quantidade de energia que consome em sua operação, ou seja, traçamos uma estratégia de descarbonização que reflitam compromissos claros e mensuráveis. Pretendemos neutralizar nossas emissões e ser uma empresa Net Zero.
O objetivo deve ser alcançado até 2025, por meio de compensações de crédito carbono. Além da intrínseca importância ambiental, a epharma acredita que o consumo energético mais eficiente torna o mercado mais competitivo. Ao reduzir os custos relacionados à energia, mantendo ou até melhorando sua produtividade, a população em geral também é beneficiada com a redução do preço dos produtos e serviços.

META ATÉ
2025

Redução do consumo de papel
Cada vez mais orientada para a sustentabilidade de seus processos, a epharma dispõe de caixas para descarte de papéis para reciclagem, além de controle de acesso às impressoras, para evitar o desperdício.
Outra medida lançada com foco no meio ambiente foi a adoção de duas telas, para que os colaboradores possam realizar suas atividades de forma produtiva, sem a necessidade de usar papéis.
A incorporação da tecnologia e a prática de trabalho remoto estenderam-se para os processos de recrutamento, seleção e integração de novos colaboradores, inclusive com ferramentas digitais que agilizam as entrevistas e o recebimento de documentação, eliminando o uso de papel e a necessidade de deslocamento até a localidade da empresa.
META ATÉ
2025

Consumo de combustível
É fato que o home office, impulsionado pela pandemia do novo coronavírus, refletiu de forma positiva para o meio ambiente. Afinal, uma parcela significativa da população passou a deixar os carros na garagem, reduzindo assim o índice de poluição no ar. Mas antes mesmo deste cenário ser uma realidade mundial, a epharma já olhava para a mobilidade urbana com uma visão estratégica: aumentar a eficiência de um recurso muito mal aproveitado, o carro, a fim de minimizar o impacto ambiental e promover melhor qualidade de vida para seus funcionários.
Para isso, lançou a campanha Carona Solidária que, como o próprio nome diz, consiste no incentivo de compartilhamento de carros entre os colaboradores que residem em locais próximos. Deste modo, além de reduzir o consumo de combustível e a poluição ambiental, permite a economia de custos com a manutenção do veículo e aumenta o bem-estar dos funcionários, pois a companhia para quem dirige sozinho ao trabalho é uma opção muito mais confortável para quem costuma utilizar o transporte público.
A epharma também faz constantes campanhas de conscientização sobre o uso de etanol, pois além de o motor ganhar em desempenho, trata-se de um combustível mais limpo, que não provoca os indesejados depósitos carboníferos na câmara de combustão, ou seja, não suja tanto o ar que respiramos.
META ATÉ
2025

Política Ambiental

OBJETIVO DA POLÍTICA
A Política Ambiental é o documento que fundamenta o compromisso da epharma com o desenvolvimento sustentável. Visa formalizar as diretrizes para a gestão de sustentabilidade na epharma em todas as suas atividades, negócios, responsabilidades e relacionamento com as partes interessadas.
NEGÓCIO EPHARMA
A epharma é uma das maiores plataformas de gestão de benefícios de medicamentos do país. A empresa fundada em 1999, atua como um elo, unindo os ecossistemas de tecnologia e saúde, e criando conexões inteligentes entre os seus principais públicos: indústrias farmacêuticas, farmácias e drogarias, startups, setor público e empresas privadas de diversos seguimentos.
Pioneira ao lançar o PBM – Plano de Benefícios de Medicamentos no Brasil, conta com mais de 30 mil farmácias e 1.900 clínicas e laboratórios credenciados em todo o país, beneficiando mais de 35 milhões de pessoas.
PROPÓSITO
O propósito da epharma é fazer a diferença, portanto, transparência, práticas sustentáveis e responsabilidade social estão entre as principais responsabilidades, assim como trabalhar para fornecer percepções valiosas a todos os envolvidos no ambiente.
POLÍTICA AMBIENTAL
Buscando a melhoria contínua e o aumento de seu desempenho ambiental, a epharma está comprometida com a proteção do meio ambiente, prevenção da poluição e o atendimento dos requisitos legais e outros requisitos aplicáveis ao seu sistema de gestão ambiental.
METAS ESG (AMBIENTE)
Além dos compromissos supracitados, a epharma tem como estratégia/ metas ESG no pilar ambiental:
- Conquistar a Certificação da ISO 14001;
- Reduzir o uso de energia e água;
- Ser uma empresa Net Zero;
- Reduzir o consumo de papel;
- Reduzir o consumo de combustível.
Para saber mais acesse: Plataforma Viva ESG da epharma
ABRANGÊNCIA
A presente política se destina a todas as partes interessadas. Sendo elas:
- Governo (Federal, Estadual e Municipal);
- Parceiros (Indústria Farmacêutica, Operadoras de Saúde, Redes de Farmácia e Empresas);
- Órgãos regulamentadores;
- Acionistas;
- Comunidade e vizinhança;
- Consumidores/ Beneficiários;
- Fornecedores;
- Público Interno/ Colaboradores.
VIGÊNCIA
A presente política ambiental integrada estará sujeita à revisão anualmente, conforme norma estabelecida pela companhia.
META ATÉ
2025
